Lançamento do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2020

 

Esse mês a Abracopel lançou o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2020, tendo como base números de 2019. O evento de lançamento ocorreu na FIESP. Com o apoio do Sindicel reuniu empresários do setor, entidades, empresas e profissionais de mídia para apresentar os dados inéditos de acidentes de origem elétrica no ano de 2019, além do mês de janeiro de 2020.

Números mostram por exemplo um aumento de acidentes e fatalidades com choques elétricos e incêndios por sobrecarga do ano de 2018 para 2019.

Edson Martinho, engenheiro eletricista e diretor executivo da Abracopel diz que os dados divulgados são uma parcela dos acidentes no Brasil. As fatalidades devem ser ainda maiores, já que existem casos que não são reportados e nem divulgados. Segundo Martinho, as instalações elétricas no Brasil são caóticas pois falta projeto elétrico, e existem muitos aventureiros que fazem as instalações sem a devida segurança. Martinho ainda comenta que: "Ter informações ainda é bem difícil. Antigamente, tinha uma média de 250 mortes por ano, mas sabíamos que era pouco. Hoje estamos em mais de 600. Estamos conseguindo ter mais dados e isso é importante para informar as pessoas. Mas não sei se teremos um dia o número real. Tem muitos acidentes que somem no meio do caminho".

2020 começou com dados assustadores: foram 181 ocorrências e 93 mortes somente no 1º mês do ano.

Esses números são essenciais para que tenhamos uma maior noção do que está acontecendo no setor de elétrica, e como precisamos ainda mais aumentar a conscientização de como se prevenir em relação a situações de risco.

Baixe aqui o anuário e colabore na divulgação desses dados essenciais para os profissionais do setor elétrico.  

 


Categoria: Notícias

Publicado em:

Indústria e Comércio Leal. © 2024 - Todos os direitos reservados

by Redbit