Política de Segurança do Trabalho
A LEAL sempre preocupada com os resultados de uma política de segurança do trabalho efetiva para os seus negócios e seus clientes, solicitou ao engenheiro Cesar Vianna Moreira, consultor de várias empresas dos setores elétrico e de TELECOM, além de outras indústrias, a apresentação de um artigo especificamente voltado ao tema 'Política de Segurança do Trabalho'.
A Política de Segurança de uma empresa é a política de condução da função empresarial de Segurança do Trabalho, pela Alta Administração da empresa, aplicável a todas as atividades desenvolvidas em todas as suas unidades de negócios.
É a maneira como a Alta Administração da empresa vai gerenciar o seu Sistema de Gestão de SST - Segurança e Saúde no Trabalho, planejando-o estrategicamente, participando de forma visível em ações do dia a dia voltadas a SST e demonstrando comprometimento visível em observações de trabalhos, cobrando atitude responsável pela SST dos diversos níveis de supervisão, sendo estes, os principais responsáveis pelos resultados auferidos em SST e, em síntese, pela qualidade do trabalho da empresa.
A alta administração deve ainda exercer o controle do Plano de Ações do Sistema de Gestão de SST, no qual devem constar as prioridades a curto, médio e longo prazos determinadas, com a indicação do responsável pela execução, prazo estabelecido para a execução, recursos necessários e finalmente, apresentação de resultados.
A Alta Administração deve ainda estar focada em ações proativas e seus respectivos indicadores, os quais irão nortear e redirecionar programas que possam realmente integrar a Segurança do Trabalho na Atividade ou Tarefa da empresa, sem distinção entre Segurança e Trabalho, e sim buscando a realização de um trabalho de forma correta, ou seja, com Segurança Integrada.
Portanto, a Política de SST de uma empresa não é simplesmente um papel com intenções ou um cartaz ou folder e sim preceitos de administração que são perseguidos pela Alta Administração para obter resultados de excelência e sustentabilidade não pela marca, mas sim pelo produto ou prestação de serviço realizados.
Finalizando, apresentamos princípios básicos que devem nortear uma Política de Segurança do Trabalho:
Liderança explícita da Alta Administração na Administração da Segurança Integrada ao Trabalho
Participação de todos os gerentes como responsáveis diretos pelo desempenho em Segurança e Saúde no Trabalho
Integração dos princípios de Gestão de Riscos em todas as atividades e projetos da empresa
Reconhecimento pela Alta Administração de que todos os acidentes são evitáveis
Que a Política de Segurança do Trabalho da Empresa seja escrita, divulgada e comunicada individualmente a cada empregado, pela Alta Administração, a partir da integração de um empregado na empresa.
A chave para o sucesso é simples, como dito por Aristóteles no que se refere à qualidade 'Segurança no Trabalho é um Hábito e não um Ato'.
Cesar Vianna Moreira
Clique aqui para acessar a matéria completa na revista CIPA do mês de março.
Categoria: Notícias
Publicado em: 27/03/2020